ação pedagógica

Peça teatral foi utilizada para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

Publicado em: 19 de Abril de 2013

A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Princípio do Saber e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Selva Campos Monteiro contaram com uma programação diferenciada para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta quinta-feira, 18. Ambas optaram por levar uma peça teatral às unidades. Alunos e equipe das instituições de ensino assistiram à apresentação “Menina Bonita do Laço de Fita”, adaptação do livro de Ana Maria Machado.
A coordenadora pedagógica do turno vespertino na EMEI Princípio do Saber, Fabiana Borges, revela que a parceria com o grupo teatral já é de longa data. “As peças servem de complementação ao trabalho da alfabetização dos alunos, despertando nas crianças o gosto pela leitura e por eles estarem desenvolvendo apresentações na cidade, escolhemos o Dia Nacional do Livro Infantil para que o teatro fosse apresentado”.
Fabiana destacou ainda que as crianças ficam encantadas com a peça. “A história passa uma mensagem de respeito às diferenças de forma interativa e bem humorada, eles aprendem se divertindo”, concluiu.
O diretor do Grupo Teatral Kabúki, Fábio Oliveira, falou sobre o projeto desenvolvido por eles, o “Teatro educativo na escola”. “Levamos as peças e histórias para várias unidades de ensino, dando oportunidade para que as crianças vejam um espetáculo e aprendam com ele”, explicou.
Laura Ferreira de 6 anos, disse que já conhecia parte da história. “Gostei de assistir, de ver os personagens de perto, foi muito engraçado”.
Laelson Silva, de 12 anos contou que gosta de ler e de assistir apresentações artísticas. “Nós aprendemos e podemos dar muita risada”, observou.
A diretora da EMEF Selva Campos, Betania Araújo, afirmou que teatro é cultura, arte e inspira também a leitura tendo em vista que a peça é adaptação de um livro. “Esta foi uma ótima maneira de comemorar o Dia do Livro”, concluiu.

Ascom/SME
Texto: Jéssica Bazzo